Moçambique Pela Sua História
» » » Moçambique Pela Sua História

Moçambique Pela Sua História

por José Capela

Eis aqui a edição digital gratuita disponibilizada pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

“Sendo uma recolha de textos, o que aqui se apresenta procura revestir-se de carácter ilustrativo do que foi o percurso de Moçambique como unidade política e social. Partindo de um tempo que se estende do século XVIII até ao século XX. Captando na historiografia e na observação presencial como se operou a integração de uma sociedade africana na globalização. Fazendo-o através de contextos específicos referentes à escravidão e ao tráfico de escravos, situação e actividade que constituiram o suporte, até finais do século XIX, das sociedades do que é hoje Moçambique.Também ilustrações do tipo da relação existente entre metrópole e colónia, como foi o caso histórico do Ultimatum, cujos efeitos na sociedade portuguesa culminaram na implantação da República. Da mesma forma, vicissitudes que envolveram a Igreja e o Estado Colonial.

Trabalhos elaborados ao longo de mais de quatro décadas arriscam repetições, se não mesmo contradições interpretativas entre eles. Optei manter a versão inicial em cada texto na convicção de que a evolução que possa ter existido em tais interpretações deixa ao leitor uma maior liberdade de eventual formulação própria. E porque admiti que, ao longodo tempo e do espaço, as mesmas formações sociais se foram acomodando às circunstâncias momentaneamente prevalecentes.”

[gview file=”http://www.dlist-asclme.org/sites/default/files/doclib/Mo%C3%A7ambique%20Pela%20Sua%20Historia.pdf” height=”650px” width=”960px” save=”0″]

What do you think?